terça-feira, 12 de outubro de 2010

A Lenda do Ouro em São Benedito

No pé da colina, próximo às águas do córrego da Prainha, localiza-se a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Fundada em 1730, é considerada um dos marcos da fundação da capital brasileira de Mato Grosso, Cuiabá. O santuário católico uma real testemunha da colonização portuguesa e da expansão das fronteiras, para além do Tratado de Tordesilhas.
Construída pelos escravos inicialmente com a técnica “taipa de pilão” (à base de argila e cascalho), passou por várias reformas durante os anos para que pudesse se encontrar com a atual estrutura.


Com a fachada que apresenta muita simplicidade, típica da arquitetura colonial brasileira, esconde grandes riquezas em seu interior. Nos altares pode-se encontrar a decoração barroco-rococó, com requintada talha dourada e prateada, o que, segundo pesquisas, é a única encontrada no país.

Em meados do século XVIII, colonos tomaram conta da região, impulsionados pelo ouro encontrado pelos índios à margem esquerda do córrego da Prainha. Este era considerado a maior mina da região, cujas pedrarias eram possíveis ser localizadas nas ruas durante as chuvas.
Por conta desta incansável busca do ouro, a mina foi a maior responsável pela povoação da região de Cuiabá, que se deu início à margem direita do córrego, em torno das jazidas.

Segundo o cronista português, José Barbosa de Sá, os índios e escravos, à mando de Miguel Sutil – bandeirante paulista do século XVIII -, buscavam por mel na região, até que encontraram algo muito mais valioso economicamente falando.

Devido a muitos conflitos obtidos durante as escavações do local, segundo registros feitos por Sá, o padre Joze Ayres, a mando da diocese responsável no país, a capela Nossa Senhora do Rosário, o que futuramente seria chamada também de São Benedito, foi construída para laçar a paz entre os colonos obcecados pela ganância que as riquezas materiais encontradas passavam. O que não se sabe é que existe toda uma lenda em volta da construção da Igreja, que hoje é considerada uma das mais tradicionais da capital.

Pensando nisso, o blog Ouro em São Benedito vai a partir deste post investigar mais sobre esta lenda que cerca a história da Igreja que também vai de encontro com a de Cuiabá, com entrevistas através de vídeos, fotos, áudio, entre outros meios, e divulga-los aqui.

A finalidade do blog é acadêmica. Caso isto ajude com a sua pesquisa ou se você souber de mais informações sobre o assunto, por favor, envie-nos um comentário. Sua cooperação será muito importante para que a página enriqueça ainda mais com informações sobre a história de Cuiabá, no caso, mais especificamente da Igreja do Rosário e São Benedito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário